⚠️O que podemos fazer no âmbito nutricional contra o coronavírus? A única coisa é reforçar nossa imunidade. Algumas estratégias que podem ser adotadas independente do coronavírus:

• Shot de limão + 20 gotas de própolis + 1 colher (café) de gengibre ralado + 2 gotas de óleo de copaíba.

• Ingerir 3 xícaras de chás ao longo do dia. Por exemplo, chá de gengibre pela manhã, guaco à tarde e camomila à noite.

• Incluir especiarias nas preparações: alho, cebola, aipo, coentro, gengibre, cúrcuma, pimenta preta.

• Consumir boas fontes de vitamina C, como acerola, kiwi, pimentão, camu camu, limão, laranja, folhas verde escuras.

• Expor ao sol ou suplementar com vitamina D.

• Manejo do estresse é imprescindível! Meditação, exercício físico e aromaterapia podem lhe auxiliar!

• Sono!! Faça sua última refeição até as 19h, consuma chás com ação relaxante como mulungu e passiflora, evite luz azul de telas de celular e TV pelo menos uma hora antes de dormir!

• Tinturas! Gosto da associação: 25% própolis, 25% equinácea, 25% cúrcuma e 25% gengibre. Utilizo 30 gotas diluído em um pouco de água 3x ao dia. • Consumir produtos apícolas pólen e geléia real.

• Levedura nutricional ( 2 colheres de sopa ao dia), aveia e cogumelos oferecem boa concentração de fibras betaglucanas com ação imunomoduladora.

• Não faça "dietas" restritivas!

• Ingerir alimentos fermentados como o kefir, kombucha e chucrute.

• Moderação no álcool! O álcool é um potente imunossupressor, não adianta fazer tudo isso e beber

• Em alguns casos a suplementação torna-se necessária! Zinco, ferro, magnésio, ômega 3, equinácea, probióticos, glutamina, Astragalus, Kaloba, N- Acetil Cisteína, glutamina e extrato de alho envelhecido são alguns dos principais suplementos voltados à imunidade e prevenção!