0

Ayurveda

Fundado na sabedoria coletiva dos antigos sábios hindus, o Ayurveda é uma ciência terapêutica completa, pois não aborda somente protocolos terapêuticos para o auxílio no tratamento de doenças, mas, mais importante que isso, propõe-se três objetivos principais: preservar a saúde das pessoas saudáveis e prevenir doenças; promover e lapidar a saúde das pessoas saudáveis e contribuir para o retorno ao estado de saúde das pessoas enfermas. É reconhecido como o sistema de cura mais antigo existente em nosso planeta.

A própria semântica da palavra Ayurveda deixa claro a abordagem integrativa que tem esse sistema. Derivada do sânscrito, “ayus” significa vida e “veda” significa conhecimento ou ciência, o “r” da palavra completa funciona como uma consoante de ligação. Portanto, mais que um sistema terapêutico, o Ayurveda é a ciência da vida, o conhecimento do ciclo ou da dinâmica da vida.

O Ayurveda compreende a saúde muito mais do que a ausência de doença, afirmando que a saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano; além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também harmonia mental, emocional e espiritual. 

Portanto, uma pessoa saudável para o Ayurveda é aquela que apresenta equilíbrio dos princípios funcionais que governam as respostas psicofisiológicas e alterações patológicas em nosso corpo (doshas), das enzimas metabólicas e digestivas (agnis), além de um funcionamento adequado dos tecidos (dathus), do processo de excreção de resíduos (malas) e que experimenta a felicidade no espírito, nos sentidos e na mente. 

 

A chave para o bem-estar e a cura ayurvédica é o conhecimento de que a saúde não é uma proposta de “tamanho único”. É preciso entender a natureza única de cada indivíduo e o ambiente onde está inserido. 

 

Atualmente, no Brasil, o Ayurveda faz parte do grupo de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) em Saúde reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Trata e estuda o indivíduo de forma integral olhando para os aspectos físico, mental e espiritual como algo único. 

 

O programa terapêutico é aplicado através da utilização dos itens a seguir como ferramentas de cura e/ou manutenção de saúde: alimentação, dinacharya (rotina diária), terapias corporais, yoga/meditação e preparados naturais (ervas ayurvédicas).

Fonte: YogAR
https://www.yogaeayurveda.com.br

 

Gostaria de agendar um atendimento com nossos Terapeutas especializados em Ayurveda?(Clique Aqui)

Namastê

Equipe SoulPass